quarta-feira, 6 de novembro de 2013

#Bariátrica - Cirurgia Bariátrica Fobi Capella

Cirurgia Bariátrica consiste na técnica de reduzir o estômago de 1,5L para média de 50ml, isto ocorre quando uma pessoa encontra-se no grau de obesidade mórbida, ou seja, IMC acima de 40. 

Sabe-se que obesidade mórbida é doença e deve ser tratada como tal.


Não estou dizendo que todos que possuem obesidade mórbida deverão operar, há quem consiga reeducar-se sem chegar ao extremo da Bariátrica, mas lembro-lhes que reeducação alimentar para quem um dia foi obeso mórbido deve ser para vida toda, caso contrário voltará a ser obeso mórbido...

Também não estou dizendo que quem faz Cirurgia Bariátrica nunca mais irá engordar, mas os fatores cirúrgicos beneficiam para  não recuperar todo o peso perdido.
Estudos comprovam que a obesidade mata, mas não pelo fato de ser somente obeso, mas devido as comorbidades que um obeso pode adquirir.
Afinal, o que são as comorbidades? Nada mais é que a associação de duas patologias em um mesmo indivíduo, sendo necessário uma patologia primária que irá acarretar outras patologias. 

No caso da obesidade (patologia primária) que acarreta outras patologias (secundárias, terciárias e etc): doença cardiovascular, diabetes, apneia do sono, trombose venosa, problemas articulares, depressão entre outros. 
Os pacientes que submetem-se à Cirurgia Bariátrica na sua maioria tentam emagrecimento por meio de reeducação alimentar, remédios, entre outros por mais de dois anos sem sucesso, causando assim transtornos psicológicos e a fuga da vida social por seu fracasso em inúmeras tentativas. 

A cirurgia é recomendada para pacientes que devem:

-Estar com 45kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso;
-Pacientes com IMC de 35, mas que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade (comorbidades);
-Estar na faixa etária de 16 a 60 anos;
-Histórico em não conseguir perder peso;
-Não possuir nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia;
-Avaliação clínica completa e exames pré-operatórios.

É uma cirurgia não recomendada para pessoas que tenham cirrose hepática, problemas graves no pulmão, lesão no músculo cardíaco e insuficiência renal. 
O procedimento Fobi Capella consiste na divisão do estômago em duas partes, sendo a maior isolada e "perde sua função". A menor parte é ligada ao intestino por um desvio, alguns médicos utilizam um anel para deixar a passagem do alimento mais lenta, outros não mais utilizam este anel. Veja um vídeo AQUI

Sou a favor de todo o método que gere resultado positivo, não acho que quem submete-se à uma cirurgia bariátrica é por preguiça de emagrecer, pois o tempo que demora-se para perder o peso é basicamente o mesmo que uma pessoa com reeducação alimentar demoraria em caso de seguir a dieta à risca, média de um ano para chegar ao peso ideal/imc.

Eu optei pela cirurgia não só pelos fatores acima mas por outros, assunto este que renderá diversas postagens.

Você também fez a Cirurgia Bariátrica? 
Conte-nos sua história!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário