quinta-feira, 7 de novembro de 2013

#Bariátrica - H. Pylori, posso operar?


Então seu médico solicita a Endoscopia no Pré Operatório (Leia Aqui) e após a biópsia você se depara com a seguinte bactéria morando no seu estomaguinho que está louco pra ser diminuído: Helicobacter Pylori! Atchim? Que nome é este? 
Apresento-lhes a H. Pylori! 

Quem é esta intrusa em meu estômago? 
Como contraí sendo que nem sintomas tenho? 
E agora, poderei operar? 

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas! 

Com a ajuda do pai Google digo que: Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano. As úlceras, gastrites e alguns problemas estomacais podem são causados por esta bactéria de nome esquisito aí, porém, muitos seres humanos nem sabem que essa coisinha está fazendo moradia em seu estomaguinho!!! 
Apesar de dizerem que a maneira infecciosa refere-se as condições socioeconômicas e sanitárias, fique calmo(a) que esta infecção é considerada muito difundida no mundo, cerca de 2/3 da população mundial são infetadas pela bactéria e 70% das infecções são assintomáticas e adquirimos quando criança, naquela fase que beijamos o cachorro até de lingua, comemos caramujo e azedinha do quintal, engatinhamos e colocamos as mãozinhas na boca! Não sinta-se um porquinho(a) ou não tenha mania de limpeza por descobrir que está com a H.Pylori, pois ela somente se manifesta quando crescemos. 

Afinal Luciana, poderei operar? 
Sim, pode! Mas antes será necessário um tratamento com antibiótico que seu médico irá receitar, dura-se média de 7 dias.
E a indústria farmacêutica é tão espertinha, inteligente que já fizeram um medicamento com todos os remedinhos necessários, o PyloriPac (Dica da Tia Lu: Não se auto medique, consulte seu médico)
Comigo foi assim, tomei o PyloriPac sete dias antes da minha cirurgia, não refiz nenhum exame, ou seja, esta foi a orientação que meu médico me deu, não sendo portanto um bicho de sete cabeças para mim.
Porém, você que está lendo é uma pessoa que confia na sua equipe médica, afinal, seguiu a risca o que eu disse aqui, sobre a escolha do médico e vai seguir direitinho as orientações dele, né? 

Uuufaaa!!!
Pois bem pessoal, em resumo a H.Pylori é uma bactéria muito difundida no mundo e que é assintomática, portanto, é muito difícil saber que tem esta bactéria. Devemos dar atenção ao tratamento antes da cirurgia mas não nos impede de realizar a Bariátrica, é só confiar na equipe médica, seguir tudo direito e preparar-se para a cirurgia! 



Cuide-se, Confie e Acredite! 

Um comentário:

  1. Olha menina seu blog foi um achado de ouro pra mim, tenho tirado todas as minhas dúvidas e é tudo muito bem explicadinho. Obrigada por compartilhar viu?
    Você é de BH? Eu também, estamos bem pertinho.
    Estou há 3 meses fazendo exames e essa semana acho que marco minha cirurgia. O resultado da minha biópsia está um pouco confuso pois um deu negativo e o outro positivo. Consultei com o gastro e ele disse que não tenho a bactéria mas que não devo operar pq estou com hérnia de hiato. Não entendi pq essa hérnia também é caso cirúrgico. Ai consultei com um outro gastro que disse que eu tenho a bactéria, vai entender e que não posso operar pq tenho que tratá-la primeiro. Enfim vou conversar com minha cirurgiã e ver o que ela acha. Não estou tomando o remédio pq não sei se realmente tenho. Dúvidas e mais dúvidas. Bjo

    ResponderExcluir